quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Comissão para a JMJ volta de Madri ainda mais motivada









A Comissão Arquidiocesana do Rio de Janeiro para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2011 esteve na Espanha de 24 de outubro a 4 de novembro, em visita ao Comitê Organizador Local da JMJ, em Madrid.

De acordo com um dos membros da Comissão Arquidiocesana, Sidney Timbó, a viagem favoreceu para que os objetivos da JMJ ficassem ainda mais claros.

— Ser uma peregrinação de fé, um fórum onde a juventude experimente a presença do Espírito Santo, ajudando-a a descobrir a Palavra de Deus e os sacramentos como centro da vida cotidiana, de forma a fazer dos jovens testemunhas de Cristo, disse.

Os que estiveram em Madri puderam perceber que a sede da JMJ foi estruturada com zelo pastoral e profissionalismo, compondo o Comitê Organizador Local com os setores Secretaria Geral, Atos Centrais, Logística, Preparação Pastoral, Atos Culturais, Dias nas Dioceses (pré-Jornada), Voluntários, Direção Financeira, Comunicação e Inscrições.

— A visita da Arquidiocese do Rio nos levou a tomar consciência de que a preparação para a jornada significa 80% do êxito do evento, e que os frutos dependem principalmente do investimento pastoral de cada diocese, paróquia ou movimento em enviar jovens para a JMJ, contou Timbó.

Para o coordenador arquidiocesano da Pastoral da Juventude e também um dos membros da Comissão Arquidiocesana do Rio, Thiago de França, a organização do Comitê e a infraestrutura da Cidade são aspectos que chamam a atenção e que merecem reconhecimento. Mas o que mais o impressionou foi o quanto há dinâmica e inovação nas iniciativas de divulgação do evento.

— É um encontro voltado para a juventude, mas que mobiliza toda a Igreja e a sociedade. Por isso se trabalha a ideia da pastoral de conjunto, que envolve vários movimentos e pastorais, contou.

Para Thiago, poder conhecer de perto toda a estrutura que envolve a JMJ deu à Comissão Arquidiocesana do Rio um estimulo a mais para a divulgação do trabalho.

— A JMJ realmente vai ser um marco! E sinto que faz parte da nossa missão, agora, impulsionar os jovens do Brasil, e especialmente os do Rio, para que possam estar lá em Madri e acolher o Papa e sua mensagem, partilhou.

A próxima reunião "EU VOU para a JMJ 2011" acontecerá no dia 16 de novembro, às 19h, no 2º andar do Edifício João Paulo II, que fica à Rua Benjamin Constant, 23, na Glória. Durante o encontro serão apresentadas novidades e haverá sorteio de brindes trazidos do Comitê de Madri.

Convite especial


O Diretor dos Atos Centrais da JMJ 2011, Padre Javier Cremades, dirigiu um especial convite à Arquidiocese do Rio de Janeiro.

—Estou encarregado pelos Atos Centrais da próxima JMJ em 2011. Estamos rezando muito e nos preparando através de vários meios para que venham jovens de todo o mundo para escutar o Santo Padre, que nos vem anunciar Jesus Cristo, que está vivo. Os preparativos para a JMJ 2011, graças a Deus, estão muito bem, mas estamos esperando muitas pessoas do Brasil. Aguardamos com muita alegria, e serão bem recebidos. E, especificamente do Brasil, esperamos também jovens do Rio de Janeiro, que, com certeza, farão um grande esforço para vir e participar desta união com o Santo Padre, com Cristo, com jovens do mundo inteiro. A Espanha é terra de Maria e, com certeza, a Santíssima Virgem e o sagrado coração do Seu Filho concedem a todos a preparação necessária para esta próxima e estupenda Jornada Mundial da Juventude, afirmou.

* Fotos e colaboração: Sidney Timbó

Nenhum comentário:

Postar um comentário