quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Celebração do Dia Nacional da Juventude, no Rio

O Arcebispo Dom Orani João Tempesta sublinhou aos jovens neste domingo, 24 de outubro, na celebração de encerramento do Dia Nacional da Juventude, para que “tenham consciência da necessidade da conversão do coração, que busquem a Deus e a Sua misericórdia e que revestidos com a couraça da fé, combatam o bom combate de cada dia”.

Recordando a temática do evento vinculada à campanha nacional dos seguimentos juvenis em favor da vida e contra a violência e o extermínio de jovens, o Arcebispo enfatizou que o mundo coloca hoje como moderno o “querer ser melhor que o outro” ou “só achar erro nos outros”, levando a uma cultura inversa aos valores que Cristo ensinou.

- Ser avançado é quem busca o Senhor no cotidiano da vida, quem acredita que um coração convertido pode transformar as realidades, quem experimenta o amor de Deus na sua própria existência, quem vive a fraternidade e respeita a vida em todas as suas dimensões, afirmou.

A celebração eucarística contou com a presença do Bispo Auxiliar Dom Antônio Augusto Dias Duarte e de diversos presbíteros, entre eles, os vigários episcopais Monsenhor Joel Portella Amado, da Coordenação de Pastoral e o Monsenhor Jan Kaleta, do Vicariato Jacarepaguá. Também o presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), do Rio de Janeiro, Jorge Luiz Castanheira.

- A celebração do Dia Nacional da Juventude é uma oportunidade para refletir as dívidas sociais que o Brasil tem com a juventude, por isso a cada ano vem sendo abordados temas relacionados à cidadania, direitos humanos, educação, saúde, solidariedade, entre outros, explicou o tesoureiro da Pastoral da Juventude da Arquidiocese do Rio, Walmir Júlio.

Em 2010, celebrando o jubileu de 25 anos de realização, a ação tem como foco a defesa vida. O lema "Juventude: muita reza, muita luta, muita festa, em marcha contra a violência", têm orientando todas as atividades permanentes em sintonia com a “Campanha contra o Extermínio de Jovens”. O evento nasceu em 1985 sob inspiração da Organização das Nações Unidas (ONU), que na mesma ocasião instituiu o Ano Internacional da Juventude.
Realizado no complexo da Cidade do Samba, no bairro Gamboa, sob a assessoria do Padre Renato Martins, o evento reuniu mais de 2,5 mil jovens, de todos os Vicariatos da Arquidiocese. Organizado pela coordenação da Pastoral da Juventude, o evento foi marcado pela presença dos diversos segmentos que compõem o Setor Jovem da Arquidiocese.

- Junto com a reflexão da temática social, nosso objetivo é fortalecer a caminhada de fé dos jovens, despertando-os para a missão, a fim de que sejam construtores da paz, implantando em nossa metrópole uma cultura de paz que leve à instauração da civilização do amor, afirmou o coordenador arquidiocesano da Pastoral da Juventude, Thiago de França Silva.

A programação da celebração do Dia Nacional da Juventude foi extensa, animada e rica em espiritualidade. O evento começou com a benção de Dom Antonio Augusto, seguida da apresentação da Banda Torre de Davi, da Basílica Nossa Senhora de Lourdes, de Vila Isabel, e da peça teatral “Canto das Irias”, encenada pelos jovens da Comunidade Católica Shalom.

A palestra principal, proferida pelo assessor da Pastoral da Juventude do Vicariato Jacarepaguá, Pablo Menezes, abordou o tema “Violência e Juventude”. A parte da manhã foi concluída com um momento mariano, orientada pelo missionário Izaias de Souza, da Comunidade Coração Novo, com a introdução da imagem peregrina de Nossa Senhora da Penha, seguida da oração do Ângelus.

Na parte da tarde, a apresentação das bandas da Paróquia Nossa Senhora da Paz, de Ipanema, e “Levada da alma”, da Comunidade Shalom, de São Paulo. Também houve testemunhos de jovens vitimados pela violência, concluindo com a celebração eucarística.

- A busca de Deus deve ser diária, a cada momento. Hoje, porém, foi um dia especial, onde fiz isso em unidade com irmãos de caminhada. Como é bom e nos enche de alegria e esperança ver que podemos nos divertir, sem maldade, sem violência, confessou Diego Reis, da Paróquia Santa Rita de Cássia, de Turiassu, membro da Juventude Mariana.

Segue algumas fotos dos jovens do Catecumenato Crismal de nossa Paróquia que estiveream presente no DNJ.
João, Kelly e Monique.

   Jovens com o Sr. Bispo auxiliar de nossa Arquidiocese 
      D. AntonioAugusto.

 
Garotas do Catecumenato Crismal na 
Cidade do Samba.



Jovens reunidos em frente a Cidade do Samba 
para uma foto antes de entrarem.
 
Sr. Arcebispo Metropolitano D.Orani João Tempesta, 
com os jovens João Luiz e Rodrigo Brum.



Padre Renato com Jesus Sacramentado passando 
pelo meio dos jovens presentes.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário