domingo, 3 de outubro de 2010

Aberta a festa da Penha, com consagração do Altar.

O Arcebispo Dom Orani João Tempesta abriu na manhã deste domingo, 3 de outubro, a festa de Nossa Senhora da Penha, uma das devoções marianas mais antigas do Brasil. Precedida por uma novena preparatória, a festa se estende até o dia 31 de outubro, com procissão, missa campal e coroação da Padroeira.Também esteve presente, o Vigário Episcopal Monsenhor Luiz Antônio Pereira Lopes, do Vicariato Leopoldina. A proclamação do Evangelho foi feita pelo Diácono Permanente Melquisedec Ferreira Rocha, da Paróquia Bom Jesus, da Penha.
 Na homilia, Dom Orani destacou que a festa de Nossa Senhora da Penha, que surgiu nos primórdios da consolidação da cidade do Rio de Janeiro, marca a devoção mariana do povo carioca, que vê em Maria a força necessária para dizer “sim” à vontade de Deus no cotidiano da vida. O Arcebispo também destacou o valor da fé e o sentido de colocar-se a serviço dos irmãos. Expressou que a festa da Padroeira é uma oportunidade para o reavivamento da fé, de todos os dons concedidos por Deus. Lembrou que cada um deve ter a fé que remove montanhas e, por isso, faz maravilhas, que luta contra toda a esperança e que acredita na misericórdia de Deus.

 O momento marcante da celebração foi a consagração do novo altar, ofertado por devotos. Além de realizar o rito próprio, Dom Orani aproveitou a oportunidade para explicar, como uma catequese, o sentido da consagração, como sinal que “Cristo é o centro da vida cristã”. O antigo altar era provisório, instalado por ocasião da reforma litúrgica ocorrida com o Concílio Vaticano II.


FONTE: PORTAL DA ARQUIDIOCESE DE SÃO SEBASTIÃO DO RIO DE JANEIRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário